Na publicação anterior de “Dicas de Escrita” delineei o romance monofônico e o romance polifônico. Hoje vou falar um pouco sobre o foco narrativo exercido no romance. Mas o que é exatamente o foco narrativo?
Pois bem, o foco narrativo ou melhor, o ponto de vista tem como principal papel a perspetiva através do qual está a ser contada a história. Ou seja, define a posição do narrador ou do eu-lírico sobre a história.
Os pontos de vista mais comuns são o narrador-observador, o narrador-personagem e o narrador-omnisciente.
O narrador-observador caracteriza-se por contar a história pelo lado de fora, na 3º pessoa, sem participar ativamente na trama. Ele conhece os acontecimentos, e como não participa deles consegue garantir uma neutralidade e uma imparcialidade que os outros tipos de narrador não conseguem. Apresenta os factos e as personagens como os vê, sem qualquer conhecimento do íntimo dos mesmos.
O narrador-personagem conta a história na 1º pessoa pois participa ativamente junto das outras personagens. A sua relação com os outros elementos da narrativa é bastante íntima, caminhando juntos até ao final da história. Como a história é contada sobre o ponto de vista pessoal da personagem, os acontecimentos narrados estão sujeitos a uma marca característica emocional e subjetiva. O leitor sente-se dentro da história e muito mais íntimo com as personagens graças a este tipo de narração própria.
Por fim, o narrador-omnisciente caracteriza-se por contar a história como se fosse um Deus, pois sabe tudo sobre tudo, seja sobre a história que está a ser contada, seja sobre as personagens – conhece os seus sentimentos, emoções e pensamentos, o passado e o futuro. Este narrador pode saltar de personagem em personagem e ainda narrar acontecimentos que estão a ocorrer ao mesmo tempo, em lugares distintos. Pode fazer uso da 1º ou 3º pessoa, aquela que mais lhe convir.
Ou seja, este narrador pode fazer tudo de tudo, para ele nada é impossível.
Então, qual é o ponto de vista com que mais te identificas?
Deixa nos comentários a tua opinião, e também aquilo que gostarias de ver aqui no blog. Vou gostar de saber.
Bem, por hoje é tudo.
Um abraço e até à próxima.
Borboleta Voadora
😉😉😉