Vou
escrever uma novela literária, mas por onde começo? Escrever uma novela não é
igual a escrever um conto? Pois bem,
são parecidos, não iguais.
😉😉😉
- Lê novelas: acredito que desta já estavas á espera, pois não podes escrever sobre um assunto sem o conhecer primeiro. As características típicas de um determinado texto devem ser levadas em conta. Podes consultar as características da novela literária aqui.
- Escolhe um género: podes escolher terror, comédia, romance, drama, etc. ou englobar vários na tua história, apenas deves ter em conta que mesmo dentro de vários géneros existe sempre aquele que se destaca dos demais.
- Escolhe um tema: na tua história podes abordar o tema que quiseres, existem muitos por ai, basta prestar atenção às notícias (sequestros, racismo, álcool, drogas, doenças, fobias, assaltos, violência, religião, etc.).
- Cria e desenvolve um enredo principal: organiza as tuas ideias num papel ou arquivo, não descartes nenhuma (pode ser útil mais tarde). O enredo pode ser o mais simples que encontrares, como por exemplo: a Ana apaixonou-se pelo irmão gémeo da sua melhor amiga. Aos poucos conseguirás incluir mais conteúdo proveitoso e criativo. Não desesperes logo no início por não possuíres a história toda na cabeça. Relaxa! Tu tens tempo…
- Cria enredos paralelos, ligados ao enredo principal: depois de criares o enredo principal, outros enredos (enredos secundários) devem ser criados. Estás a escrever uma novela, não um conto. Os enredos paralelos devem estar de alguma forma ligados ao enredo principal. Um homem obcecado por uma estatueta medieval invade a casa de Ana e acaba por sequestrar o seu pai, por exemplo. A história é tua, esta nas tuas mãos.
- Desenvolve as tuas personagens: quem é a tua personagem principal? É homem ou mulher? Qual é a sua idade, profissão e aparência física? Possui alguma mania ou característica única? Qual é o seu objetivo? Lembra-te, as personagens que encontras nas histórias são como nós, têm uma alma. Podes atribuir-lhe o que quiseres, qualidades, defeitos, atitudes, tudo o que desejares, mas não te esqueças que deves apenas dar-lhe aquilo que é necessário para o desenvolvimento da história.
- Decide o tempo e o espaço: a tua história desenrola-se em que época da história? No presente, no passado ou no futuro? Acontece neste mundo, ou num outro criado por ti? Lembra-te, tanto o tempo como o espaço devem estar sincronizados, ou seja, devem estar ligados harmoniosamente. E mais uma coisa, cada época possui características culturais, sociais e políticas específicas, não te esqueças que as deves respeitar!
- Cria um conflito/objetivo: em qualquer história vais encontrar um conflito ou um objetivo que o personagem tem de ultrapassar, resolver ou obter. Ele pode ser o que tu quiseres, mas não te esqueças que nada na vida é fácil, deves criar obstáculos para dificultar o personagem.
- Revisa o enredo e as ideias anexadas (planeamento): agora que já tens tudo apontado, é hora de fazer uma revisão – cortar ou acrescentar aquilo que aches estar a mais ou em falta. Tudo deve conectar-se e possuir uma lógica aceitável.
- Escreve o teu primeiro esboço: quando começares a escrever a tua novela literária não te preocupes com os erros nem com a pontuação. Escreve apenas e até ao fim. Não pares para corrigir nada. Farás isso no próximo ponto! E lembra-te, és livre para escreveres quando e como quiseres.
- Só o essencial: a novela é uma narrativa curta, logo escreve apenas aquilo que é essencial, não te percas em explicações. As informações que desejas passar ao leitor não precisam estar na primeira ou na segunda página.
- Revisa a tua novela: depois de terminada, não faças a correção logo de seguida. É um conselho que te dou, pois a tua mente ainda está focada na história e por isso, não conseguirás encontrar erro algum. Já passei por isso… Deves deixa-la descansar por pelo menos uma semana, para teres uma visão diferente daquilo que escreveste. Podes fazer a correção por partes, por fases ou num todo. Fica a teu critério! Podes também pedir sugestões e conselhos a pessoas de confiança (leitores beta). Não deixes nada por corrigir, sê bastante critico(a) com o teu trabalho.
- Procura uma forma de publicação: depois de pronta, não guardes na gaveta. Procura editoras ou sites próprios para publicares a tua novela. Não será fácil, mas não é impossível. Acredita em ti e na tua história!
EXTRA:
Brinca
com as palavras, liberta-te. É a tua história e ela jamais deve tornar-se um
fardo, uma obrigação. Deve ser um momento de prazer. Diverte-te e boa sorte!
Bem… Por
hoje é tudo!
Um abraço
e até à próxima.
Borboleta
Voadora
😊😊😊
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa-me conhecer a tua opinião...