sábado, setembro 15

Os Elementos da Narrativa – As Personagens



Para terminar este tema vou falar do elemento da narrativa que falta, as personagens. Mas em que consiste exatamente as personagens? 😉
É uma questão muito fácil de responder, e acredito ser a mais acessível de todos os elementos da narrativa, pois sem as personagens, não é possível contar uma história.
Então vamos lá!

As personagens são basicamente o elemento vivo da história, que faz o enredo evoluir e caminhar para o desfecho. Pode ser uma pessoa (normalmente é esta a mais utilizada), um animal, um objeto, um ser monstruoso criado ou não pelo autor, ou outra coisa qualquer que receba características humanas, isto é, que seja capaz de pensar, falar (ou não), tomar atitudes ou decisões e claro, possuir sentimentos (a característica principal do ser humano). Todos aqueles que não possuem pelo menos uma destas características, uma personificação, não são personagens.

Se formos a ver, as personagens são como nós, pessoas dotadas de inteligência e de sentimentos, apenas vivem dentro de um livro, numa vida criada pelo autor! Ou seja, são a alma da história. No que diz respeito a este assunto, ou seja, à sua existência, as personagens podem ser:
  • Reais ou históricas, que são aquelas personagens que existem no mundo real ou já existiram e foram utilizadas pelo autor;
  • Fictícias, que são aquelas que são totalmente criadas pelo autor, mesmo que tenham sido inspiradas em pessoas reais;
  • Reais-fictícias, que são aquelas personagens que existem no mundo real, mas a sua personalidade foi totalmente criada pelo autor, tornando-se assim uma personagem quase totalmente ficcional.

A classificação das personagens dentro de uma história provém da sua importância. Cada uma detém uma função específica e contribui com esse papel definido anteriormente para o desfecho da história.
A classificação é distribuída da seguinte maneira:

Protagonista
O protagonista desempenha o papel principal da história, ou seja, é em volta desta personagem que a história se desenrola. Também é conhecido por ser o herói da história (neste caso, podem haver mais do que um herói).
Coprotagonista
O coprotagonista também possui um papel muito importante na história, é a personagem com mais relevo a seguir ao protagonista. Costuma ajudar o protagonista várias vezes durante a história, ao auxilia-lo e muitas vezes ao lutar ao seu lado. Podem ser mais do que um e normalmente, possuem uma história particular para resolver, tal como o protagonista.
Antagonista
O antagonista é o vilão da história na maior parte das vezes. Possui, tal como o protagonista, uma grande importância para a história e muitas vezes um problema/conflito/ambição para resolver, o que faz com que rivalize com o protagonista por causa disso (pessoa). No entanto, o antagonista pode não ser necessariamente uma pessoa, e sim um objeto, animal ou algo que dificulte a jornada do protagonista.
Coantagonista
O coantagonista é aquela personagem que ajuda o antagonista na sua ambição ou na sua luta contra o protagonista da história. Pode ser um escravo, um filho, uma mulher apaixonada, um objeto mágico, pode até ser um animal – é alguém ou algo que tem uma ligação muito forte com o antagonista e quer que o antagonista vença por algum motivo que é revelado durante a história.
Coadjuvante
O coadjuvante é aquela personagem que não possui um papel muito importante na história, mas que é fundamental a sua existência. Pode estar relacionado com o conflito principal ou com os conflitos secundários, mas que de alguma maneira não deixa de ser imprescindível a sua função na história.
Figurante
O figurante é aquela personagem que não possui qualquer importância para o desenrolar e para o desfecho da história. Tem apenas como finalidade ilustrar o ambiente e o espaço social do enredo, ou seja, o espaço e o tempo da história.
O figurante é usado com mais frequência em histórias encenadas, como as peças de teatro.


Antes de prosseguir quero deixar algo bem claro: nem todas estas classificações devem aparecer necessariamente numa história. Pode existir sempre algumas que não aparecem, pelo simples facto de não serem necessárias.

Ao escrever uma história, o autor pode fazer-se acompanhar por um documento criado ou não por si, que o ajuda a caracterizar e a conhecer as suas próprias personagens. Esse documento possui o nome de ficha de personagem”, onde é feita uma caracterização completa de uma personagem.
Este documento possui o nome, a idade, o sexo, o seu papel na história, os seus objetivos, os seus aliados e inimigos, o seu passado, presente e futuro, entre outras informações imprescindíveis para a história que está a ser escrita.

Mais para a frente irei disponibilizar uma versão minha deste documento, para que possas tirar algumas ideias para fazeres a tua própria “ficha de personagem” ou então para fazeres uso da minha nas tuas histórias.
Ela será gratuita e livre, basta esperares um pouco por ela…
😉😉😉


Bem… Por hoje é tudo!
Um abraço e até à próxima.


Borboleta Voadora
😊😊😊

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa-me conhecer a tua opinião...