quinta-feira, maio 3

A Prosa e a Poesia




Acredito que já não é a primeira vez que ouves estas palavras. Elas entram na nossa vida na escola e acompanham-nos pelo resto das nossas vidas, pelo menos na vida de quem é escritor ou poeta. Antes de entrar na poesia, o assunto das minhas próximas publicações, decidi delinear cada um destes estilos de texto, principalmente para ajudar aqueles que até então ainda não conseguiram distinguir um texto do outro. Eu adoro escrever poesia, tal como tens visto aqui no blog, mas a minha área é a escrita em prosa. Estás surpreendido(a)? Eu sei, qualquer um ficaria… Em breve, vais compreender… Neste momento estou a preparar uma história, aqui para o blog, mas este assunto ainda não é para ser discutido ainda, mas fica à espera, está bem? 😉 Mas agora vamos ao que realmente importa. O que é prosa? Consegues explicar-me por palavras tuas? E a poesia, o que é?


PROSA:

A prosa é o estilo de texto mais usado e conhecido no mundo. É um texto escrito em parágrafos e em linhas continuas. A palavra prosa deriva do latim e significa isso mesmo: discurso direto, livre e em linha reta. Procura sempre ser objetivo e verdadeiro nas suas palavras, não possuindo qualquer rima ou elementos sonoros, tal como acontece na poesia. Mas existe um estilo de texto em prosa que possui subjetividade, mas falarei dele numa próxima publicação.
Queres um exemplo de um texto em prosa? Pois então ficas a saber que estás a ler um texto em prosa! É isso mesmo que leste, este texto está escrito em prosa, e um outro exemplo são os contos, o tema das minhas publicações anteriores. Os contos são textos em prosa, apesar de existirem alguns em poesia, mas normalmente são em prosa.


POESIA

Por sua vez, a poesia faz uso da subjetividade, dos sentimentos e emoções do autor. Sabes aqueles poemas que falam do amor? É isso mesmo que estás a pensar, isso é poesia. As palavras usadas na poesia não têm significados concretos, tal como acontece na prosa, elas procuram dar um sentido figurado ao texto.
Por exemplo, se eu disser “a maçã caiu da árvore”, a frase está no sentido concreto, mas se disser “a árvore deixou cair a maçã para a menina”, a frase está no sentido figurado, pois a árvore não tem o poder de decidir o que vai acontecer aos seus frutos.
O texto escrito em poesia não possui estruturamento contínuo das linhas e nem parágrafos. Preocupa-se em rimar e em transmitir a alma do poeta.
Exemplo:

O meu gatinho miava
Ansioso por ir passear
Eu, quieta, trabalhava
Para amanhã descansar.



SABIAS QUE…

… a poesia surgiu ainda nos primórdios da atividade literária, enquanto que a prosa só se desenvolveu de verdade na idade média?

Deixa a tua opinião nos comentários!
😉😉😉



Por hoje é tudo,
Um abraço e até à próxima.


Borboleta Voadora
😊😊😊

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa-me conhecer a tua opinião...