quarta-feira, maio 30

A Poesia Épica e a Poesia Dramática





Hoje já deves ser capaz de me dizer o que é poesia lírica, mas e quanto à poesia épica e à poesia dramática? Sabes dizer-me quais são as suas principais características? Se não sabes ou não fazes a menor ideia do que estou a falar, vem comigo: vais aprender agora a destingir cada um deles…
😊😉😊

Na minha publicação anterior de “Dicas de Escrita”, aprendeste sobre a poesia lírica, um texto poético que expressa o mais íntimo do poeta; a sua própria alma. Um poema de amor ou ódio entra neste tipo de poesia, pois expressa as emoções e os sentimentos do escritor.

E agora, o que é poesia épica? Será que são parecidos?

Pois então digo-te que não; a poesia épica refere-se a um poema longo, geralmente objetivo, que narra factos heroicos ou históricos. Muitos escritores antigos usaram este tipo de poesia para contar grandes aventuras e realizações heroicas.
Alguns dos exemplos mais conhecidos são “Odisseia” de Homero (Grécia) e “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões (Portugal).

A poesia épica é uma das mais antigas formas literárias da civilização humana. Estes poemas possuem caracter histórico ou cultural (lendas, mitos, costumes, heróis e heroínas, religião, filosofia, entre muitos outros).

O poema épico era comum no tempo antigo e tem como definição um poema longo, realista e poético, que conta um evento importante, muitas vezes protagonizado por um herói que personifica valores de uma cultura ou grupo étnico.
Já agora, a palavra épico deriva da palavra grega “épicos”, que significa uma palavra, música ou discurso.

Por outro lado, a poesia dramática apresenta um duplo caracter, o épico (objetivo) e o lírico (subjetivo). Neste tipo de poesia, a narrativa é épica, mas possui características do género dramático; é como escrever uma peça de teatro em poesia, onde os personagens interagem com outros personagens e com o ambiente em si. (Mais para a frente falarei dos diferentes géneros literários).


E agora, já consegues dizer-me as características de cada um?
Tens mais alguma dúvida?
Deixa-as nos comentários… Responderei a cada uma delas!
😊😉😊


Um abraço e até à próxima.


Borboleta Voadora
😊😊😊

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa-me conhecer a tua opinião...