Como podemos distinguir a lenda do mito? E vice-versa?
😊 👹 👼
😊 👹 👼
Apesar de possuírem relação e elementos em comum, como a sua origem na tradição oral, a lenda e o mito têm significados diferentes. Por muitas vezes foram tratados como sinónimos, mas cada um usufrui de uma utilidade diferente.
Tanto a lenda como o mito são narrativas que contam ou explicam determinados episódios de uma comunidade, que podem ter caracter histórico e religioso. Estas narrativas avançam no tempo, de geração em geração.
O mito é uma narrativa de caracter fantástico que normalmente é protagonizada por personagens sobrenaturais e históricas. No passado e devido ao facto de não terem acesso à informação que hoje possuídos em um clique, o povo usava estas narrativas para explicar os factos da realidade, os fenómenos naturais e alguns aspetos religiosos.
E para isso, faziam uso da simbologia, dos personagens sobrenaturais, dos deuses e dos heróis, combinados com os factos reais, com as características humanas e com as pessoas que existiam de facto. Entre os mitos mais conhecidos estão a Caixa de Pandora e o Mito de Excalibur.
Já a lenda é um relato folclórico que tem como objetivo explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. A narrativa é de caracter fantástico com algumas bases em acontecimentos reais e/ou históricos. São contadas de geração em geração e podem sofrer alterações consoante a imaginação das pessoas, e é exatamente por essa razão que existem lendas muito parecidas nos vários cantos do mundo, contendo apenas algumas características que se formam em função da sociedade em que estão inseridas. A Lenda do Homem do Saco, do Homem das Neves e do Cavalo de Troia são, entre muitas, as mais conhecidas.
Bem, por hoje é tudo…
Um abraço e até à próxima.
Borboleta Voadora
😊😊😊
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa-me conhecer a tua opinião...