terça-feira, março 13

Como Escrever um Conto Tradicional/Popular?




Para escreveres este tipo de conto, é imprescindível que leias a minha publicação anterior. Eu sei que neste momento poucos são aqueles que irão escrever este tipo de conto, mas deixarei mesmo assim algumas dicas caso o queiras fazer… 😉

Para escreveres um conto tradicional/popular precisas respeitas dez passos, que são eles:

  1. Apresentar a personagem principal (herói) e as suas principais características;
  2. O objetivo do herói, que pode ser um sonho, um desejo ou algo que eventualmente levou a possui-lo;
  3. A partida para a aventura, largando o seu mundo pacífico e confortável;
  4. O surgimento dos obstáculos que o herói terá de ultrapassar;
  5. O final da viagem e a descrição do ambiente;
  6. O aparecimento do vilão/rival, que tentará impedir o herói de concretizar o seu objetivo;
  7. A derrota do herói;
  8. A desforra e vitória do herói;
  9. O regresso do herói ao seu mundo pacífico;
  10. O desfecho da história, com a recompensa do herói.


  • Apresentar a personagem principal (herói) e as suas principais características: neste primeiro passo deves escolher o teu herói e as suas características. O teu herói pode ser um príncipe, uma princesa, um marinheiro, um comerciante, um viajante, um camponês pobre, um soldado, uma jovem donzela, entre outros.
  • O objetivo do herói, que pode ser um sonho, um desejo ou algo que eventualmente levou a possui-lo: neste passo determinas o objetivo do teu herói, que pode ser o amor, a fama, um amuleto, um anel mágico, um objeto que lhe foi roubado, um remédio, recuperar alguém que foi raptado, entre outros.
  • A partida para a aventura, largando o seu mundo pacífico e confortável: a partida para a aventura vai depender do passo 1 e 2, anteriormente referidos, mas o modo como ele vai fica a teu critério: disfarçado, de barco, a pé, a cavalo, numa nave espacial, num pássaro gigante, por um portal, entre outros.
  • O surgimento dos obstáculos que o herói terá de ultrapassar: os obstáculos podem ser piratas, ladrões, animais selvagens, seres imaginários como dragões ou bruxas, montanhas, grutas e florestas perigosas, encantamentos ou maldições, doenças, enigmas impossíveis de descobrir, entre outros.
  • O final da viagem e a descrição do ambiente: é quando o herói chega ao fim da sua viagem, onde deves descrever o lugar, que pode ser um reino desconhecido, uma ilha, um outro planeta, um palácio, uma floresta, um esconderijo secreto, uma aldeia remota, uma igreja, uma floresta, um templo, entre outros.
  • O aparecimento do vilão/rival, que tentará impedir o herói de concretizar o seu objetivo: aqui, o herói encontra o seu rival, que pode ser um rei malvado, um demónio, ser imaginário/fantástico/monstro (dragões, fadas más, bruxas, magos malignos, sereias perseguidoras, um duende cruel, etc.), um extraterrestre, o diabo, um sábio maluco, entre outros.
  • A derrota do herói: o herói perde para o seu rival temporariamente. A sua situação pode ser: feito escravo ou prisioneiro, amaldiçoado ou encantado, metamorfoseado, condenado a um ou mais desafios mortais ou mesmo à morte, ferido, entre outros.
  • A desforra e vitória do herói: o herói encontra-se pela segunda vez com o seu rival e vence, após ser ajudado por um amigo ou conhecido. Aqui, o herói obtém aquilo que procurava na sua aventura. Este passo é influenciado pelos passos 2, 6 e 7.
  • O regresso do herói ao seu mundo pacífico: o herói faz a viagem de regresso, sendo perseguido por aliados do seu rival, que tentam elimina-lo. É também neste passo que pode surgir outros obstáculos que não estavam previstos. É neste momento que a história caminha para o desfecho.
  • O desfecho da história, com a recompensa do herói: finalmente, o herói regressa ao seu mundo pacífico, com o seu objetivo concluído. O final da história é quase sempre feliz.



Bem, por hoje é tudo... 😉
Um abraço e até à próxima.


Borboleta Voadora
😊😊😊

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa-me conhecer a tua opinião...