Quais são os tipos de contos que conheces? Sabes distinguir um conto de cenário de um conto de ideia? Hoje vou falar-te dos diversos tipos de contos que existem, mas nada de muito aprofundado. Deixarei isso a teu critério… 😊 Caso queiras que eu aprofunde algum deles, deixa o teu pedido nos comentários.
E agora, vamos ao que interessa! 😉
- Conto Fantástico: neste tipo de conto, o contista possui uma liberdade de criação e imaginação. O conto fantástico resume-se na criação de um mundo irreal, com cenas e personagens improváveis que ultrapassam a realidade do ser humano;
- Conto de Cenário: neste tipo de conto, o contista centra-se na descrição do cenário e do ambiente da história, passando o enredo e as personagens para segundo plano;
- Conto de Ação: neste tipo de conto, a aventura e a ação se sobrepõem aos demais estilos, isto é, pode conter comédia e romance, mas a predominância é a ação e a aventura que as personagens passam;
- Conto Erótico: neste tipo de conto, o erotismo é a base da história, de maneira a provocar, despertar ou instruir o leitor para as práticas sexuais.
- Conto Emocional: neste tipo de conto, o contista tem como objetivo provocar sensações no leitor, como terror, alegria, pânico, surpresa, etc. Normalmente, vem mesclado com o conto de ideia e todos os elementos do enredo, como as personagens, ambiente, etc., caminham para o objetivo principal, despertar emoções no leitor.
- Conto de Ideia: neste tipo de conto, o contista oferece ao leitor uma síntese das observações que a vida lhe permitiu fazer acerca do mundo. Normalmente, utiliza as personagens e os demais elementos da narrativa como ferramentas para transmitir a ideia que está identificada com a ação e as personagens, isto é, em vez de escrever para a ideia, escreve a história e embute nela a ideia.
- Conto Maravilhoso: nestas histórias, o contista não faz uso das fadas. Desenvolve um ambiente mágico (génios, duendes, objetos mágicos, etc.) e destaca a parte material, sensorial e ética do ser humano. Geralmente, o conto maravilhoso tem como objetivo a realização do herói e a conquista dele sobre um tesouro ou outro bem material.
- Conto de Encantamento: este conto é caracterizado pelo elemento sobrenatural ou fantástico, onde intervêm seres fantásticos, objetos mágicos, entre outros.
- Conto de Mistério: neste tipo de conto, o contista preenche a narrativa de suspense e mistério. Cria uma expectativa no leitor e surpreende-o no final da história. Os ambientes usados neste tipo de conto são normalmente noturnos, mórbidos, sombrios e macabros, habitados por indivíduos melancólicos e depressivos, sem perspetivas para o futuro.
- Conto Etiológico: estes contos são criados para explicar ou dar uma razão para a existência de um certo assunto, habito ou carácter humano;
- Contos de Fadas: estes contos têm natureza espiritual, ética e existencial. Retratam a história de heróis/heroínas num ambiente sobrenatural e que têm como objetivo a realização interior do ser humano.
- Conto Cómico: neste tipo de conto, o contista preenche a história de acontecimentos imprevisíveis e personagens engraçadas. As piadas, os trocadilhos e as ironias são comuns neste tipo de conto, já que são para fazer o leitor rir e chorar por mais;
- Conto de Personagem: neste tipo de conto, o contista tem como objetivo retratar uma personagem, isto é, mesmo que exista uma história, a descrição e o desenvolvimento da personagem é o objetivo principal do contista;
- Conto Religioso: este conto caracteriza-se pela existência ou interferência divina na vida dos mortais. Retratam a fé, a crença e a superstição dos mortais em relação aos deuses/a Deus.
- Conto de Origem: neste tipo de conto, o contista tenta explicar o aparecimento de algo. Assemelha-se aos mitos e às narrativas religiosas.
- Conto de Sabedoria: este conto dá uma lição para a vida do leitor. Também é conhecido pelo conto de exemplo.
- Conto de Terror: este conto aproxima-se da realidade e passa-se num ambiente de horror, pânico, medo e tensão. A história possui vinculação aos medos mais comuns dos seres humanos, como a morte, os crimes, as enfermidades, os fantasmas, as catástrofes naturais e os monstros sobrenaturais.
Conheces mais algum conto que eu não tenha citado?
Deixa a tua resposta nos comentários. 😉
Um abraço e até à próxima.
Borboleta Voadora
😊😊😊