Hoje estou aqui para vos falar de algo que aconteceu com uma amiga.
Bem..., ela participava de uma formação modelar que já acabou e para quem não sabe, a avaliação feita nestas formações pode ser adquirida através de apresentações de trabalho em grupo.
Pelo que ela me contou, após a apresentação do último trabalho da formação, houve um pequeno problema. A formadora em questão exigiu que cada grupo avaliasse a apresentação dos outros grupos e vice-versa. Tudo correu em sigilo, isto é, ninguém ficou a saber das avaliações feitas por cada grupo e claro que assim, não haveria confusões! Mas após a formação terminar, uma amiga da minha amiga perguntou-lhe qual pontuação haveria sido dada pelo grupo dela ao seu grupo, e a minha amiga não achou que houvesse problema, já que tudo tinha terminado...
Pois é, meus caros leitores, acredito que já devem imaginar como tudo acabou! A amiga da minha amiga não achou justa a pontuação dada e ficou muito zangada, achando que merecia mais e que o grupo dessa minha amiga havia criticado a sua apresentação.
Já não é a primeira vez que as palavras "avaliar" e "criticar" são confundidas e é por essa razão que eu decidi fazer esta reflexão sobre o ocorrido!
Claro que não citei e nem pretendo citar nomes, pois a questão aqui não é de maneira alguma criticar seja quem for, mas por em questão estas duas palavras tão distintas.
Claro que não citei e nem pretendo citar nomes, pois a questão aqui não é de maneira alguma criticar seja quem for, mas por em questão estas duas palavras tão distintas.
Agora digam-me, qual é a vossa opinião sobre o ocorrido? As palavras "criticar" e "avaliar" têm o mesmo significado?
(deixa a tua opinião nos comentários...)
Já vi isto a acontecer por diversas vezes e pergunto-me porquê!?
Estas palavras têm significados diferentes...
Ora vê os significados de cada uma delas no dicionário da Porto Editora:
- Avaliar:
- Criticar:
Quero que fique bem claro que não estou a defender a avaliação da minha amiga nem a dizer que ela foi justa ou injusta, apenas estou a tentar por em "pratos limpos" cada uma destas palavras, que realmente têm significados diferentes!
A minha amiga podia muito bem estar a critica-la, não tenho a certeza de nada, pois não estava lá para saber em que "pratos" os acontecimentos ocorreram, mas o mais certo é que a quantidade de pessoas que trocam estas duas palavras está a aumentar, e sei a razão!
Nesta sociedade consumista e de pessoas superficiais, em que a crítica parece nascer já com a pessoa, nada me surpreende! Tanta inveja, cobiça, ganância, tristeza e muito, muito mais... Mas este assunto fica para uma próxima publicação!
Deixa a tua opinião sobre o ocorrido nos comentários!
Ficarei muito feliz de saber a tua opinião... e nunca deixes de ser crítico sobre o mundo que te rodeia. Tenho a certeza que terás ótimas opiniões para dividires com os outros... Como diz o ditado "Quem não fala, Deus não ouve!".
Um abraço e até à próxima.
Borboleta Voadora
😊😊😊